segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Prefeitura de Codó recebe mais uma máquina do Kit de auxílio aos efeitos do período de estiagem

Zito recebe chave simbólica
Zito recebe chave simbólica
 
O prefeito municipal de Codó, Zito Rolim, recebeu a doação de uma máquina pá carregadeira através do Programa de Aceleração de Crescimento PAC 2, do Governo Federal e Ministério do Desenvolvimento Agrário. A Entrega é parte de um kit que contem quatro tipos de máquinas, que irão ajudar aos municípios maranhenses castigados pela estiagem. É a terceira máquina entregue ao município em menos de 5 meses. Além da carregadeira, a prefeitura de Codó já foi contemplada com uma retro escavadeira e uma máquina motoniveladora patrol.
 
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Cordeiro Oliveira, o resultado satisfatório deve ser atribuído ao trabalho coordenado entre a Defesa Civil Municipal jubto ao governo estadual e federal. “O prefeito Zito Rolim e o COMDEC vem lutando para concretizar a chegada desse kit de equipamentos. Para completar o Kit só está faltando o caminhão caçamba. Esses equipamentos chegam a uma boa hora. Com o Luz para Todos voltando e entrando em sua fase conclusiva as máquinas irão facilitar o acesso a essas comunidades”. Explicou.
 
Para o prefeito Zito Rolim, a pá Carregadeira chega para ajudar na realização de obras importantes para o município, como a construção e implantação de estradas vicinais, melhorando a vida das pessoas que moram na zona rural e facilitando o escoamento da produção agrícola familiar das comunidades.
 
Para Codó
Para Codó
 
O principal objetivo de todo o esforço feito pelas autoridades municipais, estaduais e o governo federal é beneficiar o homem do campo e a população de nossa zona rural. Assim que decretamos a situação de emergência no ano de 2012, devido à estiagem, A COMDEC criou um plano de ação para conduzir os serviços de caráter de urgência como abastecimento d água com carros-pipa e socorro às famílias em estado mais precário”. Disse.
 
Trabalho em conjunto
 
Instituída em 2009, primeiro ano do governo Zito Rolim, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Codó (COMDEC) vem tendo um papel fundamental para a chegada de benefícios ao município.
 
Em parceria com o governo federal e estadual, a COMDEC de Codó foi responsável pela conquista de inúmeros benefícios ao município desde o início da estiagem e a caracterização da situação de emergência. Desde o ano de 2012 a Defesa Civil do Município, em parceria com o governo federal, assistiu a milhares de moradores da zona rural de Codó atingidos pela seca. Com recursos e equipamentos o poder público municipal já disponibilizou:
 
1.020 cisternas distribuídas aos moradores da zona rural, em parceria com a Codevasf;
1.760 beneficiadas com o Bolsa Estiagem;
 
Agricultores beneficiados com o Programa Garantia Safra
Construção de três poços artesianos na zona rural; (em andamento) e previsão de 72 ao total
Uma retroescavadeira, motoniveladora e pá carregadeira para a recuperação de estradas vicinais e construção de açudes.
 
Solicitação de 3.015 cestas básicas a população afetada pela seca (A maior entrega em todo o estado)
 
 
Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

Nenhum comentário:

Postar um comentário