segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Fragilidade estrutural em Pedrinhas possibilita a fuga de mais um detento

tunel 400x300 Fragilidade estrutural em Pedrinhas possibilita a fuga de mais um detento
Mais um túnel descoberto em Pedrinhas/ G1 MA
 
Mais uma fuga foi registrada nos presídios maranhenses, desta vez na Penitenciária São Luís, que faz parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O detento Bruno Melo da Silva, de 26 anos, empreendeu a fuga aproveitando um temporal e saindo pelos fundos do presídio.
 
As fragilidades da estrutura física dos presídios maranhense já foram abordadas por diversos veículos da mídia nacional. Uma das denúncias mais emblemáticas foi veiculada na TV Record, parte da série Segredos da Prisão.
 
A matéria exibida na TV Record mostrou com exclusividade como as facções criminosas conseguem acesso às drogas e armas que são apreendidas em Pedrinhas. No muro aos fundos da casa de detenção, a reportagem denunciou a existência de um portão quebrado por onde, com facilidade, passam pessoas interessadas no comércio de drogas e mercadorias com os detentos.
 
E foi deste modo, aproveitando as fragilidades estruturais da penitenciária, que Bruno Melo da Silva, de 26 anos, mais conhecido como “Ratinho” conseguiu fugir dos fundos da Penitenciária São Luís. O detento conseguiu burlar todo sistema de segurança e vigilância da penitenciária, aproveitando o temporal.
 
A escassez de funcionários capacitados para o exercício da profissão, celas insalubres, superlotação nas unidades prisionais e um sistema de fiscalização e segurança extremamente frágil são as principais causas para a configuração do cenário de insegurança e vulnerabilidade no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
 
Túneis
 
Também neste fim de semana surgiu mais um indício de fragilidade no sistema de segurança do Complexo Penitenciário Maranhense. A descoberta de mais um túnel foi registrada neste domingo (09).
 
Descobertas de túneis nas penitenciárias do estado tornaram-se freqüentes. Somente no ano passado pelo menos cinco túneis foram descobertos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
 
Esses túneis possibilitaram a fuga de ao menos 85 presos e essas descobertas frustraram pelo menos outras duas fugas. Ainda assim, no período de três meses, duas fugas em massa foram registradas no Complexo de Pedrinhas.
 
Fonte: G1Ma /  Maranhão da Gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário