Quando o meio de comunicação deixa de ter compromisso com os fatos e passa a dar informações “fabricadas” para atender a interesses inconfessáveis, acaba o interesse público e começa a agir o interesse particular.
A acusação sem provas, a calúnia, a injúria e a difamação são crimes – sejam eles praticados por jornalistas ou não.
As práticas dos blogueiros Marco D’Eça e Luís Pablo tem todas as características de crime contra a honra de Flávio Dino – com o intuito de macular sua imagem perante o estado.
Alguns blogues estão ultrapassando a linha tênue que separa a crítica política (a disputa de opinião ou o dever de informar à população) e passam a inventar fatos que nunca existiram.
É o caso do blogueiro Marco D’Eça. Editor de Política do jornal da família Sarney, no dia 17 de janeiro ele afirmou que Flávio Dino era responsável pelos ataques a ônibus em São Luís.
É de conhecimento público que essa informação é totalmente despropositada. Afinal, o crime organizado que comanda os ataques (inclusive com escutas divulgadas pelo Fantástico) é o responsável pela insegurança que tomou conta do Maranhão.
Atacado e caluniado sem nenhuma prova, Flávio Dino buscou a Justiça para que Marco D’Eça prove, em juízo, que a afirmação que fez em seu blog é verdadeira.
Caso contrário, que se retrate e reverta o dano moral em auxílio à família de Ana Clara. Essa postura é esperada por toda pessoa de bem que sofre agressão moral.
Outro caso diferente foi o de Luís Pablo, que afirmou que a coligação de Flávio Dino “arrecada R$ 15 mil” de prefeitos por mês.
Também sem nenhuma prova, o blogueiro dá a informação como certa. A Justiça Eleitoral entendeu que a informação é inverídica e determinou que o blogueiro retirasse do ar.
Os blogueiros em questão, caso queiram fazer estardalhaço em seus meios de comunicação, precisam provar que o que dizem é verdade. Mas, como se trata de puro ataque sem fundamento, nenhum dos dois apresenta provas ao que dizem.
Com ataques, mentiras e difamação usadas apenas para beneficiar seus patrões (grupo Sarney), o que esses blogs fazem é um ataque à Democracia – que pressupõe a Verdade e o Compromisso.
E o Judiciário é o caminho garantido pela Constituição para todos aqueles que são vitimas de crimes. Isso sim é civilizado, não ameaçar com bala e porrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário