quinta-feira, 6 de março de 2014
Equipe do terreiro de Mestre Bita do Barão fala ao Blog sobre vitória da ‘Turma do Quinto’ no carnval de São Luís
Em Codó, a festa que começou em São Luís na tarde de ontem, foi até altas horas da madrugada desta quinta-feira (06) na mansão de Mestre Bita do Barão, homenageado da “Turma do Quinto”, escola campeã do carnaval 2014. A festa se deu em razão da grande vitória dez anos após a última conquista da escola de samba, na capital. O título foi garantido na tarde de quarta-feira (5), com a apuração das notas realizadas no Estádio Nhozinho Santos.
Para chegar ao título, a escola utilizou o enredo ‘No terreiro Maranhão, o mestre é Bita do Barão’, que contou a história do pai de santo Bita do Barão, o mais famoso do estado. Com a conquista, o Quinto chega ao seu 14º título, perdendo apenas para a Favela do Samba. Com a conquista, a escola também leva uma premiação de R$ 40 mil.
Na manhã de hoje, Mestre Bita conversou com o Blog onde expressou imensa alegria em ter visto sua história contada na avenida e melhor de tudo, ter garantido o título à escola que lhe homenageou. “Tô muito feliz porque esse não foi um esforço só meu, mas da equipe que comanda a minha casa, a minha presidente, minha mãe, filha e irmã Janaína e a minha professora Mariazinha. Foi importante, eu nem sabia que teria essa aceitação comi pude vir lá em São Luís, com minha chegada. Saímos daqui em 80 pessoas e fomos maravilhosamente bem recebidos“, disse.
Para a presidente da Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá, Ilvanira, o resultado foi o reflexo do desempenho das pessoas que foram de Codó participar do desfile em São Luís.
“A gente saiu daqui, não esperando uma vitória para não demonstrar muito otimismo, no entanto, a alegria que a gente levou daqui de Codó, eu acredito que foi isso que fez a escola ganhar, porque Codó estava em peso junto com nossa equipe lá. E por essa alegria toda os jurados deram o título pra gente, porque foi com muita fé e muita alegria mesmo“, completou.
“A escola levou o enredo com o samba e mostrou todo o terreiro do Mestre Bita, inclusive ele de azul e branco e eu fui trajada de Iemanjá. Então eu acredito que ele transmitiu o que eles queriam para os jurados e isso levou à vitória da ‘Turma do Quinto’”, disse Janaína, mãe de santo da Tenda.
“Eles estiveram aqui durante o festejo no mês de agosto e fizeram uma ampla pesquisa sobre o Mestre Bita e tudo o que eles falaram no samba enredo é exatamente o que acontece.
O mestre foi uma criança e ficou no berço dos orixás, graças a Deus nós chegamos até lá e demos conta do recado“, revelou Mariazinha, mãe de santo que coordena os trabalhos na Tenda de Umbanda Espírita Rainha Iemanjá em São Luís.
TURMA DO QUINTO NÃO VIRÁ A CODÓ
Apesar de ter sido noticiado que a Turma do Quinto estará em Codó no fim de semana, a informação não se confirma. Em contato com o presidente da Escola de Samba, Marco Túlio, o mesmo nos informou que não será possível, no domingo os componentes estarão na festa de leva pratos em São José de Ribamar e em seguida ele [presidente] viajará para Brasília onde já tem compromissos marcados.
Ao correio Codoense, via Mestre Bita do Barão, Marco Túlio reiterou o que já havia declarado a imprensa sobre a felicidade e a decisão de homenagear o rei da umbanda no Maranhão, tendo como resultado o título de escola campeã do carnaval em São Luís.
Veja a classificação final
Turma do Quinto, com 255 pontos
Flor do Samba, 252 pontos
Favela do Samba, 250
Túnel do Sacavém, 240,5
Marambaia, 235
Unidos de Ribamar, 232,5
Império Serrano, 232
Turma de Mangueira, 227 (-5) = 222
Terrestre do Samba 206,5 (-10) = 196,5
Fonte: do correio codoense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário