Um detento foi encontrado morto na tarde do ultimo sábado (1º) no Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap).
O preso fo identificado como Pedro Elias Martins Viegas, de 31 anos. Ele era conhecido como Jacaré e integrava uma facção criminosa da capital maranhense. Segundo a secretaria, o detento já tinha sido preso três vezes por envolvimento com tráfico de drogas e formação de quadrilha.
De acordo com a perícia do Instituto de Criminalística (Icrim), o corpo foi encontrado no canto de uma das celas do CDP, sentado em cima de um balde com marcas de esganadura no pescoço. A perícia suspeita que a vítima estava sedada e foi enforcada com um fio, mas reitera que somente a autópsia pode confirmar as hipóteses.
Segundo informações da Polícia Militar, Jacaré e mais três presos foram transferidos do Centro de Triagem para o Centro de Detenção Provisória da penitenciária na tarde de sexta-feira (28). Os integrantes da facção rival à do grupo conseguiram capturar Jacaré por volta de 20h e o mantiveram refém até a tarde deste sábado (1º), quando o detento foi executado.
Com o registro, sobe para seis o número de presos mortos no sistema prisional maranhense este ano. Quatro mortes aconteceram no Presídio de Pedrinhas e uma no Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês, no interior do estado.
A quinta aconteceu há três dias, quando o detento João Francisco Diniz Pereira foi encontrado enforcado na Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil, em São Luís, na quarta-feira (26). De acordo com relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entregue no dia 27 de dezembro, 60 detentos morreram em presídios do Maranhão no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário