O blog teve acesso a informações precisas e exclusivas que comprometem as versões repassadas pela SEJAP – Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária à imprensa sempre que ocorrem mortes, rebeliões e fugas no Complexo Penitenciário de Pedinhas.
Antes dos fatos duas perguntas: Quantos túneis – buracos – foram descobertos no Complexo Penitenciários de Pedrinhas nos últimos anos? E quantos ainda estão sendo perfurados pelos detentos?
Começo concluir que Pedrinhas pode desabar a qualquer momento diante de tantos buracos. Na noite de ontem quinta-feira 20/03, por exemplo, menos de uma semana da descoberta de um túnel no Complexo de Pedrinhas, foi encontrado mas um, dessa vez, na Penitenciária de Pedrinhas.
O túnel foi cavado na cela quatro do presídio, e já estava próximo do núcleo de saúde. No plano de fuga aproximadamente 90 presos que cumprem pena no pavilhão sairiam com facilidade do Presídio.
Após o túnel ser descoberto os presos promoveram um “quebra-quebra” no Pavilhão F-1 da Penitenciária de Pedrinhas. Revoltados, quebraram todas as lâmpadas e encanamento do abastecimento d’água da unidade. A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) foram acionados e controlaram a situação sob tiros de bala de borracha. Os presos passaram a madrugada na quadra do presídio.
Nos discursos técnicos recheados de omissões do Secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa sempre esquece de divulgar à sociedade informações preciosas sobre fatos ainda abafados dentro de Pedrinhas. Uchôa, esquece de divulgar que também na noite de ontem (20), dois presos fugiram armados pela porta da frente do CDP (Centro de Detenção Provisória).
Da mesma forma que a SEJAP camufla fugas para não escancarar a fragilidade e a falência do sistema penitenciário maranhenses e afundar ainda mais o incompetente Governo do Estado em ano eleitoral, abafa a notícia escandalosa da recente descoberta de um túnel que liga a Penitenciária de Pedrinhas ao Presidio São Luis I.
É isso mesmo. O Complexo de Pedrinhas está interligado no subterrâneo pelos detentos através de túneis entre uma cadeia e outra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário