Tem se tornado muito comuns os casos em que a população tem feito justiça com as próprias mãos. Isto tem preocupado entidades que lutam pelos Direitos Humanos e também às autoridades policiais.
A falta de estrutura da Polícia, da Justiça e do Sistema Carcerário pode ser o principal motivo da atitude popular de julgar os suspeitos e condená-los a castigos considerados cruéis.
Veja este caso que aconteceu em Minas Gerais na última quinta-feira. Por volta de 13h, uma pessoa ligou para a central 190 informando que havia um homem preso a um poste somente de cuecas e ferido.
Quando os militares chegaram ao local, que fica no Morro do Sossego, encontraram Josimar Dias de Sena, 18 anos, amarrado com pedaço de panos e com ferimentos nas costas, pernas e braços. Sena foi levado para um hospital e, depois de receber atendimento médico, liberado.
No seu depoimento, o jovem afirmou que foi agredido com “chicotadas” dadas por um morador que utilizou fios de energia para bater nele.
Enquanto apanhava e pedia para não ser mais agredido, ele era obrigado a gritar que não roubaria mais no morro. As agressões foram registradas em vídeo por uma terceira pessoa, que filmou com um celular, mas a PM disse que não localizou as imagens.
Josimar Dias de Sena disse ainda aos policiais que não conhece quem o agrediu, mas mesmo que soubesse quem era, não diria, já que teria dívidas com traficantes da região e temia ser morto.
A Polícia Militar confirmou que ele tem passagens pela Justiça por crimes contra o patrimônio. Ainda de acordo com a PM, os agressores ou supostas vítimas do rapaz não estavam mais no local quando a viatura chegou, por isso Josimar Dias de Sena foi caracterizado nesta ocorrência apenas como vítima das agressões.
Já em São Luís no dia 03 deste mês outro assaltante,identificado como Severo Campos Lopes, de 25 anos, foi linchado após assaltar uma pessoa. O caso ocorreu em frente ao Terminal de Integração da Cohab.
Depois de praticar o delito, populares cercaram o ladrão, que foi agredido com socos, pontapés e pedaços de pau. Pessoas que presenciaram a cena, acionaram a polícia.
Severo Campos Lopes foi socorrido e encaminhado a um hospital da capital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Fonte: TOPc
Nenhum comentário:
Postar um comentário