quinta-feira, 17 de julho de 2014

C R E P está sendo implantado em Codó! LÉIA E ENTENDA

Centro POP de Codó
Centro POP de Codó










A Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria de Assistência Social, está prestes a iniciar um trabalho com um grupo de pessoas que vai culminar na implantação definitiva do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro POP. 
Para que a unidade entre em funcionamento, é necessário que o município conheça melhor o perfil da população em situação de rua em Codó. 
A secretaria trabalha para ter um diagnóstico próximo da realidade para que possa haver a estruturação com uma assistência que dê resultado e melhore a qualidade de vida destes cidadãos e cidadãs que vivem jogados e perambulando pelas ruas da cidade.
A prefeitura já tem o espaço que está, inclusive, devidamente identificado. O Centro POP de Codó vai funcionar na Rua Francisco Alves Lisbino, ao lado da FCTV. O prédio é onde residia o Secretário de Planejamento do Município, Pauly Maran. 
O site tentou manter contato com a Secretária de Assistência Social, Cinthya Rolim para informar a que ponto está o processo de instalação do Centro, mas não conseguimos encontrá-la. Ontem, o jornalista Acélio Trindade publicou em seu Blog, uma fotografia de um homem que se enquadra no perfil coberto pelo programa do MDS, e assim como a pessoa encontrada pelo jornalista, outras vivem na mesma situação na cidade de Codó sem assistência necessária.
Foto: Blog do Acélio
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), previsto no Decreto nº 7.053/2009 e na Tipificação nacional de Serviços Socioassistenciais, constitui-se em unidade de referência da PSE de Média Complexidade, de natureza pública e estatal. 
Diferentemente do CREAS, que atua com diversos públicos e oferta, obrigatoriamente, o PAEFI, o Centro POP volta-se, especificamente, para o atendimento especializado à população em situação de rua, devendo ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
O Centro POP representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. 
Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.
Em todo o Brasil, são até agora 105 unidades. No Maranhão, apenas em São Luís já foi implantado um Centro POP. Codó será, portanto, a segunda cidade maranhense a dispor desse tipo de serviço, considerado essencial no país. A meta do Governo Federal é que até o fim do ano, sejam 136 Centros instalados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário