segunda-feira, 14 de julho de 2014

Vândalos atacam igreja de São Pedro e destroem arte da Via Sacra

A igreja oferece a vista mais privilegiada da cidade de Codó. É um dos pontos mais visitados desde 1995 quando foi inaugurada  no morro do bairro São Pedro. No local  aparece todo tipo de gente, inclusive pessoas mal intencionadas.
Vândalos destroem história de Jesus contada em arte
Vândalos destroem história de Jesus contada em arte
Antes de contratar um vigia e ter portas e janelas reforçadas a igreja foi arrombada várias vezes. Os ladrões procuravam sempre o cofre. Na atualidade a ação criminosa na área é outra – a de destruir o patrimônio católico da comunidade.
Nada escapa aos olhos dos vândalos, a iluminação do pátio fica   destruída sempre  que é trocada e eles vão além disso atacando até o que para os fiéis é mais sagrado como este conjunto de 13 pinturas, de autoria do artista Orlando Matos,  que contava a via sacra de Jesus Cristo.
Mais de 7 obras estão com furos no quadro ou já em situação pior  totalmente destruída para a tristeza de quem gostaria de vê-las preservadas, como a dona de casa Ailana Ribeiro.
“É como eu já falei isso não é o correto porque não é, não tá mexendo com ninguém, não tá incomodando em nada, então acho que devia ser respeitado”, disse
Os vândalos agem sempre à noite. Segundo dona Ana Paula Ribeiro dos Santos, zeladora há mais de dois anos da igreja de São Pedro, nem o vigia pode fazer algo para impedi-los.
Todos estão a mercê dos que não respeitam a igreja 
 “Quando anda assim quebrando não anda só um, anda vários, as vezes o vigia ver mas tem até medo de reclamar alguma coisa…É TRISTE PRA VOCÊS QUE SÃO AQUI DA PARÓQUIA? Ah é, muito triste, com certeza”, afirmou com pesar.
Fontte:blog do acélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário