quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Baixo nível do Rio Itapecuru preocupa coroataenses

É comum em períodos de seca o baixo nível de água nos rios, mas a população que mora próximo ao Rio Itapecuru, em Coroatá, como no bairro do Mocó, estão preocupados com a situação que se agrava a cada dia.

Recentemente alguns de nossos leitores fizeram um vídeo e encaminharam à nossa redação. Nas imagens é possível ver que o estado do Rio Itapecuru é de fato algo que requer cuidados imediatos. Mesmos os moradores mais antigos, que já presenciaram várias situações parecidas, estão surpresos com o baixíssimo nível do rio.

O vídeo mostra um homem atravessando o Itapecuru apenas caminhando, enquanto as águas só chegam até o joelho. Em alguns pontos, onde tudo era coberto por água [mesmo em período considerado seco] agora só se ver areia.

“Sinceramente, eu fico preocupada sim. A gente ver que tem tempo que não chove, mas nunca tinha chegado a ficar desse jeito. Se continuar assim, esse rio vai ser apenas um caminho para boi. É triste, muito triste ter que acompanhar nosso rio morrer assim devagar”, disse dona Maria Silva, que tem uma casa próximo ao rio.

Infelizmente essa baixa do nível, em períodos secos, deve piorar até o fim do século, é o que dizem especialistas. Há uma expectativa de aumento de temperatura nas cidades brasileiras na ordem de 1°C a 6°C. Ou seja, cada vez que vier uma onda de calor, ela vai ser um pouco pior. E cada vez elas virão com maior frequência.

Do coroatá online

Nenhum comentário:

Postar um comentário