Zito elegeu seu candidato a estadual (Glaubert Cutrim), mas não logrou êxito com o federal, Ricardinho Archer que perdeu de novo a vaga de Deputado Federal, apesar de ter recebido uma expressiva votação em Codó (18.065). O prefeito também não teve seus candidatos ao senado (Gastão Vieira) e ao Governo do Estado (Lobão Filho) eleitos. Para presidente, Zito apoiou a candidata Dilma Rousseff, mas ainda resta o segundo turno.
Biné mais perdeu do que ganhou…
O ex-prefeito, em nível de Estado, até tem bons motivos para comemorar, mas sua situação em Codó ficou feia depois da derrota nas urnas neste domingo.
Biné perdeu duas vezes, em Codó e na Assembleia porque na eleição direta não conseguiu eleger o filho, o deputado estadual Camilo Figueiredo, que, pela primeira vez, em cinco mandatos eletivos, fica fora do Parlamento Estadual com votação direta. No município, o deputado teve uma votação menor que dez mil votos, considerada até pela oposição a Biné como uma grande surpresa.
A abstenção pode explicar esse número inferior ao esperado, mas não justifica totalmente se tratando do poder que Biné parecia ainda ter em Codó. Como o governador apoiado pelo ex-prefeito venceu a eleição, Camilo tem chance de permanecer na Assembleia, isso vai depender de Flávio Dino.
Chiquinho Oliveira teve seus deputados eleitos…
Se formos fazer uma análise, o grande vencedor foi o empresário Chiquinho Oliveira. Se Lobão Filho tivesse sido eleito, teria que dividir o mérito em Codó com Zito e Ricardo Archer e sairia perdendo uma vez que Zito é atual prefeito e Ricardo tem representação na administração, uma vez que seu filho Guilherme Archer é o vice-prefeito.
No entanto, não deixa de ser o grande vitorioso em relação aos grupos adversários, afinal o industrial sai da eleição com um deputado estadual, César Pires, com força na esfera estadual e no Senado e Câmara Federal. Agora, além de ter representação na Assembleia, Chiquinho tem o senador João Alberto e o Deputado Federal eleito, João Marcelo, ambos em Brasília, ou seja, ganhou dois deputados e ainda ficou com um senador que tem mandato até 2018.
Parabéns ao grupo por ter logrado maior êxito dentre os Grupos que formam a política codoense e sai, sem dúvida, fortalecido para o pleito de 2016 quando ocorrerão as eleições municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário