quinta-feira, 23 de abril de 2015

TRE-MA: Julgamento de Nagib foi suspenso mas resultado pode mudar os rumos da política em Codó

Francisco Nagib
Francisco Nagib












Estava na pauta de ontem (22) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão o RECURSO ELEITORAL 25617, originado na 7ª zona eleitoral de Codó.
Trata-se de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral que figuram como partes o então candidato a prefeito Francisco Nagib e como vice José Francisco.
Biné Figueiredo
Biné Figueiredo









Em Codó, ambos foram condenados – tiveram os registros de candidatos cassados, ficaram inelegíveis por 8 anos e receberam imposição de multas a pagar –  por captação ilícita de votos, abuso de poder Econômico em razão de denúncia que chegou à Justiça Eleitoral dando conta de que houve a promessa de um 14º salário dentro da Fábrica FC Oliveira em período pré-campanha. O recurso  a ser votado ontem almejava, justamente, reformar, mudar este entendimento de primeira instância.Estes detalhes aparecem no resumo da pauta de ontem.
:
Prefeito Zito - situação piora se Nagib sair inocentado









Zito Rolim situação complicada

RECURSO ELEITORAL – AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL – AIJE – CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO – ABUSO – DE PODER ECONÔMICO – CARGO – PREFEITO – VICE-PREFEITO – REALIZAÇÃO DE COMÍCIO DENTRO DA FABRICA FC OLIVEIRA. PROMESSA DE VANTAGEM PECUNIÁRIA EM TROCA DE VOTOS (14ª SALARIO) – IMPROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO QUE DETERMINOU A CASSAÇÃO DOS REGISTROS, DECLAROU A INELEGIBILIDADE E CONDENOU OS RECORRENTES AO PAGAMENTO DE MULTA.
O QUE ACONTECEU?
O julgamento foi anunciado por volta das 18h24, mas só recebeu voto do relator, o desembargador eleitoral CLODOMIR Sebastião Reis que, de acordo com informações da assessoria de imprensa do TRE-MA, em contato direto com a nossa redação, votou pelo IMPROVIMENTO do recurso, ou seja, foi contra os argumentos da defesa dos então candidatos codoenses.
Mas o julgado não foi pra frente porque o desembargador Lourival de Jesus SEREJO Sousa pediu vistas, ato que suspende a votação até que aquele juiz que pediu para analisar melhor o processo, fora da plenária, o devolva para que os demais também possam dar seu parecer (voto).
Julgamento suspenso devido o desembargador Lourival Serejo pedir vistas. Só votou Clodomir (relator) pelo improvimento do recurso“, nos escreveu um assessora por e-mail às 18h39min.
 CODÓ DE CABEÇA PRA BAIXO ( ou pra cima)
A situação de NAGIB mexe com toda a estrutura do poder em Codó. Lembremos que Zito Rolim está cassado, novamente, 2 vezes e Biné só não assumiu a prefeitura porque NAGIB teve seus votos anulados pela JUSTIÇA eleitoral.
Caso ele saia inocentado de mais este julgamento no TRE-MA um mundo de possibilidades se abre para a vida política de Codó e a família Figueiredo pode voltar ao poder, na pior das análises.
Na verdade, o que os desembargadores decidirem sobre Nagib e Zé Francisco pode virar Codó de cabeça pra baixo ( ou pra cima).
Não há data para que o desembargador que pediu vistas devolva o processo à pauta de julgamento.
Todo mundo acendendo velas, orando e visitando nossos umbandistas.
Há muita coisa em jogo.
Blog Do Acélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário