Estava na pauta de ontem (22) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão o RECURSO ELEITORAL 25617, originado na 7ª zona eleitoral de Codó.
Trata-se de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral que figuram como partes o então candidato a prefeito Francisco Nagib e como vice José Francisco.
Em Codó, ambos foram condenados – tiveram os registros de candidatos cassados, ficaram inelegíveis por 8 anos e receberam imposição de multas a pagar – por captação ilícita de votos, abuso de poder Econômico em razão de denúncia que chegou à Justiça Eleitoral dando conta de que houve a promessa de um 14º salário dentro da Fábrica FC Oliveira em período pré-campanha. O recurso a ser votado ontem almejava, justamente, reformar, mudar este entendimento de primeira instância.Estes detalhes aparecem no resumo da pauta de ontem.
:
Zito Rolim situação complicada
RECURSO ELEITORAL – AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL – AIJE – CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO – ABUSO – DE PODER ECONÔMICO – CARGO – PREFEITO – VICE-PREFEITO – REALIZAÇÃO DE COMÍCIO DENTRO DA FABRICA FC OLIVEIRA. PROMESSA DE VANTAGEM PECUNIÁRIA EM TROCA DE VOTOS (14ª SALARIO) – IMPROCEDÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO QUE DETERMINOU A CASSAÇÃO DOS REGISTROS, DECLAROU A INELEGIBILIDADE E CONDENOU OS RECORRENTES AO PAGAMENTO DE MULTA.
O QUE ACONTECEU?
O julgamento foi anunciado por volta das 18h24, mas só recebeu voto do relator, o desembargador eleitoral CLODOMIR Sebastião Reis que, de acordo com informações da assessoria de imprensa do TRE-MA, em contato direto com a nossa redação, votou pelo IMPROVIMENTO do recurso, ou seja, foi contra os argumentos da defesa dos então candidatos codoenses.
Mas o julgado não foi pra frente porque o desembargador Lourival de Jesus SEREJO Sousa pediu vistas, ato que suspende a votação até que aquele juiz que pediu para analisar melhor o processo, fora da plenária, o devolva para que os demais também possam dar seu parecer (voto).
“Julgamento suspenso devido o desembargador Lourival Serejo pedir vistas. Só votou Clodomir (relator) pelo improvimento do recurso“, nos escreveu um assessora por e-mail às 18h39min.
CODÓ DE CABEÇA PRA BAIXO ( ou pra cima)
A situação de NAGIB mexe com toda a estrutura do poder em Codó. Lembremos que Zito Rolim está cassado, novamente, 2 vezes e Biné só não assumiu a prefeitura porque NAGIB teve seus votos anulados pela JUSTIÇA eleitoral.
Caso ele saia inocentado de mais este julgamento no TRE-MA um mundo de possibilidades se abre para a vida política de Codó e a família Figueiredo pode voltar ao poder, na pior das análises.
Na verdade, o que os desembargadores decidirem sobre Nagib e Zé Francisco pode virar Codó de cabeça pra baixo ( ou pra cima).
Não há data para que o desembargador que pediu vistas devolva o processo à pauta de julgamento.
Todo mundo acendendo velas, orando e visitando nossos umbandistas.
Há muita coisa em jogo.
Blog Do Acélio
Nenhum comentário:
Postar um comentário