domingo, 6 de dezembro de 2015

Fogo invade terra indígena no Vale do Pindaré, MA


Os índios e brigadistas estão lutando para acabar com os focos de incêndio na terra indígena Caru, situado no Vale do Pindaré, no Maranhão. As maiores dificuldades são a falta d´água e as longas distâncias a serem percorridas. Esse foi um dos assuntos abordados no Mirante Rural deste domingo (6).
O atrativo também abordou pequenos produtores ao longo de um trecho da estrada do arroz, no oeste do maranhão, ainda vivem o impasse sobre o asfaltamento de um trecho, da via em virtude de um acampamento de trabalhadores sem terra. Eles não levantam o acampamento, porque esperam do Incra, uma área para criação de um assentamento.
O pequi também foi destaque no programa. O fruto nativo do cerrado é garantia de renda para muitas famílias. As margens das BR’s é comum encontrar pontos de venda de pequi, mas esse fruto além de ser usado como acompanhamento em muito pratos da culinária nordestina, pode ser usado em receitas mais requintadas, como o sorvete por exemplo. (Veja o programa na íntegra no vídeo).
Índios lutam para acabar com os focos de incêndio na terra indígena Caru, MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)Índios lutam para acabar com os focos de incêndio na terra indígena Caru, MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Do G1 MA, com informações da TV Mirante


Nenhum comentário:

Postar um comentário