sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Em Codó, os estudantes têm o que comemorar ?

imagesSeria motivo para grandes comemorações o dia 11 de agosto no país e especificamente em Codó? Infelizmente não!
Em Codó, professores e estudantes de escolas públicas são vítimas da mais cruel forma de violência praticada contra eles, um sistema defasado e muito comprometido com interesses pessoais, tem feito com que filhos de pobres tenham menos acesso ao conhecimento e aprendizado para suas vidas.
Escolas sem estruturas, professores desmotivados e péssima gestão têm levado nosso sistema educacional para um fracasso praticamente sem volta, pois vidas perdidas para a prostituição, drogas e a violência urbana tem contribuído para nosso subdesenvolvimento intelectual e cultural.
No Japão, os estudantes dedicam doze horas diárias de suas vidas para o conhecimento, praticamente moram nas escolas, igualmente ao Brasil, no Japão muitas famílias moram no campo e a educação ofertada na metrópole é a mesma da periferia. No Brasil, existem dois tipos de educação: a do rico e a do pobre, na Dinamarca somente uma.
Em Codó, a triste realidade de quem nasceu no campo e que precisa se deslocar: 5, 10, 20 e até 40 km de sua casa até a sede para chegarem numa escola sem ventiladores, sem área de lazer, conveniência, laboratório de informática e o que considero importante: a merenda escolar. Não precisa nem ser de qualidade, pois na maioria dos dias as escolas não têm nada para ofertar aos pequenos.
Conheço jovens que saem de seus lares às 5 horas da manhã, sem tomar café, são transportados em míseros ônibus que mais parecem uma sucata ambulante ou lata de sardinha, chegam á sete e só chegam em seus lares por volta das 14 ou 15h e na mesma proporção, os que estudam à tarde.
Fico triste e profundamente indignado, quando vejo os hipócritas da educação, usando os meios de comunicação oficial e os pagos para propagar falsos avanços desse sistema falido. Como sabemos, os ricos não querem crianças inteligentes, pois amanhã serão os próximos advogados, delegados e médicos e começarão a conquistar espaços na sociedade.
Por isso, concluo que nada temos para comemorar nesse dia e a você jovem estudante de todo país, nos resta apenas perseverar para grandes conquistas, mesmo que todos tenham que caminhar sozinhos, pois os atuais políticos os querem presos a esse sistema violento de dominação.
Fonte Blog do Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário