Por Mariana Mouro, g1 MT
A prefeita da cidade de Carlinda, a 724 km de Cuiabá, Carmelinda Leal Martines Coelho (União Brasil), renunciou ao cargo, na terça-feira (3), devido a insatisfação com o resultado das eleições presidenciais realizadas no dia 30 de outubro de 2022. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições.
De acordo com a nota emitida pela Câmara Municipal, Carmelinda entregou a carta de renúncia na prefeitura às 9h30 desta terça. No documento, ela diz que não concorda com a gestão do novo presidente e abdica do cargo como prefeita.“Minhas convicções políticas me colocaram na contramão da administração que se inicia no dia 1/1/2023, pelo novo presidente da república e, por isso, não tenho forças para continuar dando o melhor de mim na frente do poder executivo municipal”, consta na carta.
Carmelinda disse que vai “continuar lutando como cidadã, e está certa de que, mais uma vez, acertou e agiu em benefício do povo de Carlinda”.
Na nota, a câmara informou que a prefeita concordou em permanecer no cargo até o dia 31 de janeiro, para que o seu sucessor, o vice-prefeito pastor Fernando Ribeiro (PSC), possa ter uma transição adequada e assumir como chefe do executivo municipal.
Histórico político
Carmelinda entrou para a política em 2015 quando aceitou um convite do Democratas. Ela filiou-se ao Partido e foi eleita presidente do partido.
Em 2016 concorreu à vaga do executivo municipal com a chapa Renova Carlinda, e foi eleita com 4.036 votos, sendo a 1º mulher a assumir o executivo municipal.
Em 2020, após manifesto da população Carlindense para que concorresse a reeleição, foi reeleita com 4.646 votos para a gestão 2021/2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário