Auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) foram enviados ao município de Tuntum, no Maranhão, para realizar uma auditoria in loco na gestão do prefeito Fernando Pessoa, do partido Solidariedade. A investigação foi iniciada após uma representação feita por vereadores da cidade, com o objetivo de apurar os gastos com diárias que totalizaram cerca de R$ 5,3 milhões ao longo de dois anos e cinco meses.
Segundo informações obtidas pela Folha do Maranhão, os auditores estão verificando as informações fornecidas pela prefeitura a fim de esclarecer possíveis contradições. O prefeito Fernando Pessoa, sua irmã Bruna Pessoa e sua esposa Érilka Pessoa estão entre as pessoas investigadas por suposto recebimento irregular de diárias nos anos de 2021, 2022 e 2023.
Além disso, os auditores também estão investigando os dados apresentados pela gestão de Fernando Pessoa no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do DATASUS. Essa investigação ocorre em paralelo a outra já iniciada pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Ministério Público Federal (MPF), que está sob segredo de justiça.
O TCE foi acionado através de uma representação dos vereadores de oposição: Alan Noleto, Magno Melo, Renan Bílio, Solisvam e Zé do Ourinho, todos do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Na representação, os vereadores solicitam o nome de todos os beneficiados com diárias e seus respectivos valores, além do esclarecimento quanto a destinação das diárias, se foram utilizadas para viagens dentro ou fora do estado, cursos ou seminários, e o esclarecimentos de quem teria autorizados a destinação e o pagamento das referidas diárias.
Fonte Lobão
Nenhum comentário:
Postar um comentário