quinta-feira, 6 de julho de 2023

EXCLUSIVO! Saiba quem é o digitador do marido de Iracema que foi preso pela PF


O site do Luís Pablo teve acesso, com exclusividade, as imagens do único alvo que foi preso hoje, dia 5, na Operação “Fator Comum”, deflagrada pela Polícia Federal contra um grupo criminoso que inseria dados falsos nos sistemas do SUS para recebimento indevido de recursos públicos.

Antonio Farias Carvalho, de 41 anos, teve o decreto de prisão temporária expedido pelo juiz federal Pedro Alves Dimas Júnior, substituto da 2ª Vara Criminal de São Luís. Ele também foi alvo de busca e apreensão em sua residência no município de Vargem Grande-MA.

O prisioneiro, que encontra-se no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, ficou conhecido como “digitador” após uma entrevista do prefeito de Belágua-MA, Herlon Costa, marido da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.

Em abril numa reportagem ao Fantástico, Herlon Costa atribuiu o desvio de recursos federais a um problema feito por um ‘digitador’. Segundo o prefeito, o “digitador” teria feito os cálculos e lançado de forma errônea no sistema 50 mil atendimentos pós-Covid, quase seis vezes a quantidade de moradores do município que tem 7.528 habitantes. Ao todo, 446 pessoas tiveram a doença em Belágua.

“O digitador. É um digitador, é control C e control V. Rapaz ele fez o levantamento errado”, disse o prefeito Herlon na época, colocando culpa em Antonio Farias – até então desconhecido por não ter tido sua identidade revelada.

De acordo com as investigações, a Prefeitura de Belágua/MA recebeu R$ 1.105.062,12 (um milhão, cento e cinco mil, sessenta e dois reais e doze centavos) de repasse indevido de recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação – FAEC, relativos aos procedimentos de reabilitação do “pós-covid”.

A reportagem do site do Luís Pablo apurou que o “digitador” Antonio Farias mora numa casa humilde e tem uma vida de um simples funcionário público, onde exerce o cargo de coordenador de dados informáticos na Prefeitura de Vargem Grande.

Ainda sendo apurou a reportagem, Antonio Farias teria entrado em depressão após o esquema ter sido denunciado no Fantástico. Com o emocional afetado, é capaz do “digitador” falar tudo para os federais e delatar todos os nomes dos envolvidos no esquema.

Fonte Do Blog Do Luis Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário