Mais de 2.300 podas de árvores foram realizadas
Nas últimas semanas, equipes de manutenção preventiva da Equatorial Maranhão intensificaram várias ações na rede elétrica nas zonas rurais dos municípios de Codó, Caxias e São João do Sóter. Nas regiões, foram realizadas 2.320 podas de árvores, beneficiando mais de 2.800 famílias. Além das podas, a Distribuidora realizou uma série de melhorias com o propósito de garantir a continuidade do fornecimento de energia.
Entre as intervenções realizadas, as equipes substituíram postes, cruzetas, isoladores e corrigiram gambiarras - ações irregulares realizadas por populares, fora dos padrões técnicos e de segurança. Esses investimentos asseguram a qualidade e confiabilidade do abastecimento de energia nas regiões. “Mais de 200 mil foram investidos nessas ações e seguimos mapeando pontos de melhoria para levar uma energia cada vez melhor para a população. Seguimos com força total e para o mês de outubro estão previstas mais obras de melhorias”, informa Renato Mendes, Gerente de Relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão.
Apesar da Distribuidora executar alguns serviços específicos de poda, que são aqueles casos em que a árvore está em contato com a rede elétrica, é importante que a comunidade fique atenta às necessidades de podas preventivas. “Toda manutenção da arborização de espaços públicos é de responsabilidade da prefeitura de cada município. Já em casos de terrenos privados, a responsabilidade é dos proprietários. Nesses casos, cada responsável deve podar as árvores para que não cheguem à rede elétrica e prejudiquem o fornecimento de energia. Porém, quando já tiverem em contato com a rede elétrica, os clientes podem solicitar o serviço junto à Equatorial”, esclarece Renato.
*Desligamentos programados*
Para proceder com ações como essas é necessário realizar desligamentos programados, quando a empresa interrompe o fornecimento de energia por poucas horas para que as equipes possam trabalhar com segurança e qualidade. “Quando há essa necessidade, a Equatorial sempre avisa aos clientes sobre o desligamento programado informando a data, horário e endereços envolvidos, com antecedência. Assim, as pessoas podem se programar. Esse serviço é de extrema importância para que seja possível realizar as manutenções necessárias”, frisa Renato.
Em casos de desligamento programado, os clientes serão avisados por meio de carta ou, em alguns casos, também por meio de rádios e carros de som, e ainda, há a disponibilização das informações no site www.equatorialenergia.com.br.A
Distribuidora segue atuando em benefício dos maranhenses. Por isso, reforça que, para qualquer ocorrência, os consumidores devem entrar em contato com a Central 116. E para falta de energia, os clientes podem também falar com a Clara, por mensagem de texto, no WhatsApp, por meio do número (98) 2055-0116. Dessa forma, uma equipe terá conhecimento do caso para tomar as medidas necessárias.
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