Na quinta-feira (19) tem sido de muita expectativa após pedido de uma cautelar do partido Solidariedade protocolada no STF para que seja anulada a eleição que declarou a deputada Iracema Vale reeleita presidente da Assembleia.
O pedido tem movimentado os bastidores da política estadual. O governador Carlos Brandão está em Brasília onde manteve reuniões políticas com lideranças.
Como o STF tem dado sucessivas decisões contrárias aos interesses de Brandão e aliados, deputados federais e estaduais tem se manifestado a favor de Iracema defendendo o critério de idade que a reelegeu presidente da casa legislativa estadual.
Os deputados federais Rubens Júnior, do PT, Pedro Lucas,do União Brasil, e Aluísio Mendes, do Republicanos, foram alguns dos parlamentares que se manifestaram contra qualquer mudança que venha alterar ou mudar o resultado da eleição.
Contrário as posições dos três deputados, Márcio Jerry, do PC do B, condenou as colocações dos colegas de câmera federal dizendo que a decisão do STF será baseada à luz da constituição e do direito e que as posições dos deputados não vão influenciar na Suprema Corte do país.
Nessa guerra política e jurídica que se tornou o Maranhão tem gente apostando que nada será decidido antes do recesso deste fim de ano, mas tem outros achando que pode sair até amanhã, sexta-feira, dia 20, uma decisão sobre o pedido do partido Solidariedade. O pedido de cautelar está com a ministra Carmem Lúcia para despacho.
Aguardemos a marcha dos fatos…
Nenhum comentário:
Postar um comentário