segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Relatório mostra que HGM realizou mais de 4 mil atendimentos nos primeiros 15 dias da gestão Chiquinho FC em Codó


Um relatório divulgado pela Prefeitura de Codó, nesta sexta-feira (24), revelou que o Hospital Geral Municipal Dr. Marcolino Júnior, o HGM, realizou mais de 4 mil atendimentos nos primeiros 15 dias da gestão do prefeito Chiquinho FC, incluindo uma variedade de procedimentos, como cirurgias, partos, exames laboratoriais e de imagem.

As cirurgias ortopédicas e gerais se destacaram, com um total de 67 procedimentos realizados. A maternidade também apresentou um número significativo de partos, tanto na sala de parto quanto no Centro de Parto Normal (CPN).

A oferta de exames laboratoriais, radiografias, ultrassonografias e tomografias também foi intensificada, facilitando o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. Os exames de tomografia, por exemplo, evitam que os pacientes precisem se deslocar para outras cidades para realizar o exame.

Decreto

No último dia 6 de janeiro, o prefeito Chiquinho FC decretou estado de emergência na saúde pública de Codó por 180 dias, por meio do Decreto nº 4.477/2025. A decisão foi tomada diante da grave situação enfrentada pelo município, que exige medidas urgentes para garantir o funcionamento adequado do Sistema Único de Saúde (SUS).

Relatórios apresentados pela Comissão de Transição apontaram uma série de deficiências nas principais unidades de saúde do município. No Hospital Geral Municipal (HGM), foram identificados problemas estruturais, falta de medicamentos, equipamentos inoperantes e desabastecimento de insumos essenciais.

A falta de intervenções poderia causar um colapso no sistema de saúde, resultando em aumento da mortalidade, agravamento de doenças preveníveis e sobrecarga em municípios vizinhos da região.

O decreto tem validade de 180 dias. Durante esse período, a Secretaria Municipal de Saúde coordena os esforços para solucionar os problemas e garantir a continuidade dos serviços essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário